quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Pentacampeão Edmilson


Abrimos este blog mostrando um pouco da carreira deste filho de Taquaritinga, filho este que nos orgulha muito, não só por sua carreira de sucesso, mas também por seu caráter.




*[os dado abaixo foram copiados na integra do site Wikipédia]
José Edmílson Gomes de Moraes (Taquaritinga10 de julho de 1976), mais conhecido como Edmílson, é um ex-futebolista brasileiro que atuava como zagueiro e volante. Aposentou-se em 2012. Atualmente, participa do reality showMenino de Ouro, exibido pelo SBT.


Carreira

Ganhou destaque como jogador do São Paulo, do Barcelona e defendeu também o Lyon. Iniciou a carreira no XV de Jaú, sendo reserva da equipe vice-campeã da Série A-2 do Campeonato Paulista em 1995. Por indicação do ex-goleiro e técnico José Poy, foi vendido ao São Paulo FC. Com este clube conseguiu ganhar uma Copa Conmebol e duas Recopa Sul-Americanas. Em 2000 foi contratado pelo Olympique de Lyon. Debuta no Campeonato Francês em 6 de Setembro de 2000na partida Saint-Etienne 2 - 2 Lyon. Em seu primeiro ano em sua nova equipe, torna-se campeão da Campeonato Francês, sendo um título especial, já que foi o primeiro título de Campeonato Francês da história do Olympique de Lyon. Neste clube permanece quatro temporadas nas quais ganhou dois títulos da Liga Francesa a mais e três Supercopas da França. Em sua estada no Olympique de Lyon sofreu uma lesão que o impediu de jogar alguns meses.
Em 2004 é contratado pelo FC Barcelona. Debuta na Primera División em 19 de setembro de 2004 na partida Atlético de Madrid 1 - 1 FC Barcelona. Em sua primeira temporada ganha o Campeonato Espanhol, mesmo tendo disputado apenas seis partidas no campeonato devido a uma lesão sofrida na jornada seis que o manteve fora dos gramados por sete meses.
Com o FC Barcelona Edmílson conseguiu também uma Supercopa de España e uma Copa Cataluña. Em 2008 transferiu-se para o Villarreal.
Em 2009, no dia 21 de janeiro, assinou um contrato de dois anos com o Palmeiras.
Em 2010, rescindiu com o Palmeiras, e, no mercado de janeiro, transferiu-se para o Real Zaragoza, da Espanha.
Foi o novo reforço do Ceará para as disputas da Série A e da Copa Sul-Americana. Edmílson marcou seu primeiro gol peloCeará fazendo o gol de falta nos 46 minutos do segundo tempo, onde sua equipe ganhou de 3x0 contra o Bahia.
Em 2012, Edmílson anunciou sua aposentadoria.

Seleção Brasileira

Atuou pela Seleção Brasileira em 42 ocasiões entre 2000 e 2007. Sua estreia na seleção ocorreu em 18 de julho de 2000, na derrota por 2-1 para o Paraguai.
Fez parte do elenco campeão da Copa do Mundo da Coréia e Japão em 2002, disputando seis partidas contra TurquiaCosta RicaBélgicaInglaterraTurquia (semifinais) e Alemanha. No torneio, Edmílson marcou um gol contra os costarriquenhos.
O atleta já treinava junto com a equipe para a disputa da Copa do Mundo da Alemanha em 2006, mas foi cortado a menos de 15 dias da estreia devido a uma lesão no joelho.

Títulos

Campeonatos nacionais

Copas Internacionais

Fundação Edmílson

Seguindo uma tendência verificada entre os jogadores atuantes em grandes equipes, no final de 2006 Edmílson inaugurou a "Fundação Edmílson", em Taquaritinga-SP, destinada a ajudar crianças da mesma região onde nasceu e viveu o jogador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário